Conheça o tratamento ortodôntico

Será o médico dentista ortodontista, a avaliar se o paciente necessita e se poderá beneficiar de um tratamento ortodôntico.

Com base em alguns instrumentos de diagnóstico – um histórico médico e dentário completo. um exame clínico, moldes de gesso dos dentes, fotografias intra e extra orais e radiografias – o médico dentista poderá identificar se a ortodontia é recomendada para o paciente e elaborar um plano de tratamento adequado e personalizado a cada caso.

Esta área da medicina dentária evolui muito nos últimos anos e oferece soluções, não só de alinhamento mas também de correção ortopédica dento-facial.

Pessoas que têm o queixo saliente ou que necessitam de correção de perfil podem encontrar na ortodontia soluções de tratamento muito ajustadas e com grande taxa de sucesso.

Diversos tipos de aparelhos – fixos ou removíveis – são utilizados no tratamento ortodôntico. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. Após o diagnóstico, o médico dentista irá determinar o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

O tratamento ortodôntico, nas clínicas Master Dental, é realizado por um médico com formação em ortodontia e com resultados comprovados de sucesso em tratamentos de ortodontia.

Apresentamos diferentes opções de tratamento pois, por vozes, o alinhamento não resolve todas as patologias e o nosso objetivo é sempre entregar-lhe resultados de excelência.

Ao realizarmos um tratamento ortodôntico, promovemos a melhoria de auto-estima e a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos que noa confiaram os seus sorrisos.

Alguns sinais de quem
poderá precisar de aparelho.

  • Perda prematura de dentes de leite
  • Perda tardia de dentes de leite
  • Dificuldade em mastigar
  • Apinhamento dentário
  • Dentes desalinhados
  • Deslocação e/ou dor de maxilares
  • Dores de cabeça
  • Dificuldade na fala
  • Maloclusão (mordida incorreta)
  • Desequilíbrio ou assimetria facial
  • Cerrar ou ranger os dentes

Precisa de aparelho?

Sobremordida ou mordida profunda - os dentes anteriores superiores cobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas de mastigação. Os dentes inferiores podem, inclusivamente, estar em contacto com o palato e a gengiva do arco superior.

Mordida cruzada anterior - quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior vista de frente não fica ligeiramente maior que a arcada inferior ao morder normalmente.

Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

Desvio de linha média - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

Diastema - falha ou espaço entre os dentes.

Apinhamento - Quando os dentes não têm espaço suficiente para se acomodarem alinhados na arcada.

Aparelhos de alinhamento
Aparelhos Fixos

Aparelhos fixos, este é o tipo de aparelhos mais conhecido. Composto por brackets - peças metálicas - fixados ao dente e unidas entre si por um fio metálico maleável (arco).
Dentro dos aparelhos fixos existem os convencionais, auto-ligáveis e Damon. No decorrer do tratamento ortodôntico, os dentes são puxados, movendo-se para a posição correta. O paciente deverá ter consultas mensais com o seu médico ortodontista que irá avaliar a progressão do movimento dos dentes e fazer adaptações ao tratamento de forma a obter o resultado final, que foi planeado no plano de tratamento.

Os pacientes que pretendem um tratamento com aparelho de alinhamento fixo mas que desejam algo mais discreto, existe a opção dos Aparelhos Cerâmicos. Esta opção tem a mesma função de um tratamento de brackets metálicas, sendo que a diferença está nas brackets que são feitas de materiais translúcidos como porcelana ou safira e devido à sua cor, confundem-se com a cor do dente, tornando as peças menos perceptíveis.

Outra opção que poderá escolher, dentro da categoria de aparelhos fixos de alinhamento, é o aparelho lingual, onde as brackets são colocadas no interior do dente, fazendo com que fique completamente invisível.

MARQUE A SUA AVALIAÇÃO

Aparelhos Removíveis
Alinhadores

Os Alinhadores Invisíveis são a opção mais discreta para fazer o seu tratamento ortodôntico. Tem maior liberdade do que com um aparelho de brackets, contudo é um tratamento que exige compromisso por parte do paciente para que cumpra o horário mínimo de 22 horas obrigatórias de utilização dos alinhadores.

Um tratamento ortodôntico com alinhadores, consiste em utilizar alinhadores transparentes feitos à medida de cada paciente, de forma a deslocar os dentes com a troca de alinhadores ao longo do tempo. Esta opção pode ser indicada para adultos e crianças.

Em um tratamento ortodôntico com alinhadores, pode visualizar em 3D, através e um software, a evolução do seu tratamento até ao resultado final desejado.

O facto dos alinhadores serem removíveis, permitem comer todo o tipo de alimentos tais como pipocas, trincar uma mação ou comer frutos secos. Ao contrário de um tratamento com aparelho fixo. São praticamente invisíveis devido ao seu material transparente, sem a utilização de brackets ou arcos metálicos.  O conforto e adaptação ao aparelho é mais rápida e fácil, por não ter a adaptação às peças metálicas que por vezes podem provocar algum desconforto. A higiene oral é realizada de forma mais simples, devido a poder remover os alinhadores no momento de fazer a sua higiene e passar o fio dentário.

MARQUE A SUA AVALIAÇÃO

Os nossos 
Casos Clínicos

Antes de um caso clínico de Ortodontia aparelho de alinhamento nas nossas clínicas dentáriasDepois de um caso clínico de Ortodontia aparelho de alinhamento nas nossas clínicas dentárias
Antes de um caso clínico de Ortodontia aparelho de alinhamento nas nossas clínicas dentáriasDepois de um caso clínico de Ortodontia aparelho de alinhamento nas nossas clínicas dentárias