ORTODONTIA
Conheça o tratamento ortodôntico
Será o médico dentista ortodontista, a avaliar se o paciente necessita e se poderá beneficiar de um tratamento ortodôntico.
Com base em alguns instrumentos de diagnóstico – um histórico médico e dentário completo. um exame clínico, moldes de gesso dos dentes, fotografias intra e extra orais e radiografias – o médico dentista poderá identificar se a ortodontia é recomendada para o paciente e elaborar um plano de tratamento adequado e personalizado a cada caso.
Esta área da medicina dentária evolui muito nos últimos anos e oferece soluções, não só de alinhamento mas também de correção ortopédica dento-facial.
Pessoas que têm o queixo saliente ou que necessitam de correção de perfil podem encontrar na ortodontia soluções de tratamento muito ajustadas e com grande taxa de sucesso.
Diversos tipos de aparelhos – fixos ou removíveis – são utilizados no tratamento ortodôntico. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. Após o diagnóstico, o médico dentista irá determinar o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.
O tratamento ortodôntico, nas clínicas Master Dental, é realizado por um médico com formação em ortodontia e com resultados comprovados de sucesso em tratamentos de ortodontia.
Apresentamos diferentes opções de tratamento pois, por vozes, o alinhamento não resolve todas as patologias e o nosso objetivo é sempre entregar-lhe resultados de excelência.
Ao realizarmos um tratamento ortodôntico, promovemos a melhoria de auto-estima e a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos que noa confiaram os seus sorrisos.
Alguns sinais de quem
poderá precisar de aparelho.
- Perda prematura de dentes de leite
- Perda tardia de dentes de leite
- Dificuldade em mastigar
- Apinhamento dentário
- Dentes desalinhados
- Deslocação e/ou dor de maxilares
- Dores de cabeça
- Dificuldade na fala
- Maloclusão (mordida incorreta)
- Desequilíbrio ou assimetria facial
- Cerrar ou ranger os dentes
Precisa de aparelho?
Sobremordida ou mordida profunda - os dentes anteriores superiores cobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas de mastigação. Os dentes inferiores podem, inclusivamente, estar em contacto com o palato e a gengiva do arco superior.
Mordida cruzada anterior - quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior vista de frente não fica ligeiramente maior que a arcada inferior ao morder normalmente.
Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
Desvio de linha média - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
Diastema - falha ou espaço entre os dentes.
Apinhamento - Quando os dentes não têm espaço suficiente para se acomodarem alinhados na arcada.

Aparelhos de alinhamento
Aparelhos Fixos
Aparelhos fixos, este é o tipo de aparelhos mais conhecido. Composto por brackets - peças metálicas - fixados ao dente e unidas entre si por um fio metálico maleável (arco).
Dentro dos aparelhos fixos existem os convencionais, auto-ligáveis e Damon. No decorrer do tratamento ortodôntico, os dentes são puxados, movendo-se para a posição correta. O paciente deverá ter consultas mensais com o seu médico ortodontista que irá avaliar a progressão do movimento dos dentes e fazer adaptações ao tratamento de forma a obter o resultado final, que foi planeado no plano de tratamento.
Os pacientes que pretendem um tratamento com aparelho de alinhamento fixo mas que desejam algo mais discreto, existe a opção dos Aparelhos Cerâmicos. Esta opção tem a mesma função de um tratamento de brackets metálicas, sendo que a diferença está nas brackets que são feitas de materiais translúcidos como porcelana ou safira e devido à sua cor, confundem-se com a cor do dente, tornando as peças menos perceptíveis.
Outra opção que poderá escolher, dentro da categoria de aparelhos fixos de alinhamento, é o aparelho lingual, onde as brackets são colocadas no interior do dente, fazendo com que fique completamente invisível.

Aparelhos Removíveis
Alinhadores
Os Alinhadores Invisíveis são a opção mais discreta para fazer o seu tratamento ortodôntico. Tem maior liberdade do que com um aparelho de brackets, contudo é um tratamento que exige compromisso por parte do paciente para que cumpra o horário mínimo de 22 horas obrigatórias de utilização dos alinhadores.
Um tratamento ortodôntico com alinhadores, consiste em utilizar alinhadores transparentes feitos à medida de cada paciente, de forma a deslocar os dentes com a troca de alinhadores ao longo do tempo. Esta opção pode ser indicada para adultos e crianças.
Em um tratamento ortodôntico com alinhadores, pode visualizar em 3D, através e um software, a evolução do seu tratamento até ao resultado final desejado.
O facto dos alinhadores serem removíveis, permitem comer todo o tipo de alimentos tais como pipocas, trincar uma mação ou comer frutos secos. Ao contrário de um tratamento com aparelho fixo. São praticamente invisíveis devido ao seu material transparente, sem a utilização de brackets ou arcos metálicos. O conforto e adaptação ao aparelho é mais rápida e fácil, por não ter a adaptação às peças metálicas que por vezes podem provocar algum desconforto. A higiene oral é realizada de forma mais simples, devido a poder remover os alinhadores no momento de fazer a sua higiene e passar o fio dentário.